Os Impactos da Respiração Oral

 

Respirar bem refere-se a um padrão de respiração eficiente e saudável, geralmente caracterizado pela respiração nasal, profunda e diafragmática.

Utilizar o nariz para respirar ajuda a filtrar, aquecer e umidificar o ar antes que ele chegue aos pulmões, e a respiração diafragmática diz respeito a envolver o diafragma na respiração, o que permite maior entrada de ar nos pulmões e uma oxigenação mais eficiente do corpo. A respiração diafragmática realiza a expansão do abdômen em vez do peito durante a inalação. Manter um ritmo respiratório calmo e constante é essencial, evitando respirações rápidas e superficiais que podem ocorrer durante períodos de estresse. Outro fator importante é manter uma postura corporal correta que não comprima o diafragma ou os pulmões, para assim promover uma respiração completa e eficaz.

Respirar bem contribui para a saúde geral, melhorando a oxigenação dos tecidos, reduzindo o estresse, e promovendo um estado de relaxamento e bem-estar.

 

E o que acontece quando se respira pela boca?

Respirar pela boca é o ato de inalar e exalar ar através da boca ao invés de usar o nariz. Esse tipo de respiração pode ocorrer por várias razões, como congestão nasal devido a alergias respiratórias ou resfriados, desvio de septo nasal, ou outros problemas nasais que dificultam a respiração pelo nariz. Os impactos da respiração oral são vários. Respirar pela boca de forma crônica pode levar a vários problemas de saúde, incluindo boca seca, mau hálito, problemas dentários, distúrbios do sono como apneia do sono, e até mesmo alterações na estrutura facial de crianças em crescimento.

 

Pensando nas áreas da fonoaudiologia, a respiração oral pode ter vários impactos significativos, especialmente em crianças em desenvolvimento. Alguns dos principais impactos incluem:

 

  • Alterações no desenvolvimento da fala e linguagem

Crianças que respiram pela boca podem apresentar dificuldades na articulação de certos fonemas. A respiração oral pode causar alterações na postura e tônus da língua, lábios e mandíbula, afetando a clareza da fala.

  • Alterações de mastigação e deglutição

O tônus da língua e dos outros músculos faciais (como lábios, bochechas) ficam alterados, levando a uma postura e movimentos inadequados dos mesmos durante a mastigação e a deglutição, resultando em uma alteração destas funções.

  • Desenvolvimento craniofacial

A respiração oral pode influenciar negativamente o desenvolvimento da face e do palato, levando a problemas como a mordida cruzada, palato alto e estreito, e alterações na estrutura facial.

  • Saúde vocal

A respiração oral pode causar ressecamento das cordas vocais, o que pode levar a problemas vocais, como rouquidão e fadiga vocal.

  • Sono

A respiração oral está frequentemente associada a distúrbios do sono, como apneia, que podem resultar em sono fragmentado e de má qualidade, afetando a cognição e o desempenho acadêmico.

  • Atenção e comportamento

Crianças que respiram pela boca podem apresentar dificuldades de atenção e comportamento, devido à menor oxigenação cerebral e sono de má qualidade.

 

Intervenção

Na prática fonoaudiológica, é essencial IDENTIFICAR E TRATAR A RESPIRAÇÃO ORAL o mais cedo possível. A intervenção pode incluir exercícios para fortalecer os músculos orofaciais, técnicas para promover a respiração nasal e, em alguns casos, encaminhamentos para outros profissionais de saúde, como otorrinolaringologistas e/ou ortodontistas, para tratamento de causas subjacentes.

 

Caso você tenha identificado que você ou seu filho respira de forma crônica pela boca, o fonoaudiólogo da área de MOTRICIDADE OROFACIAL é o ideal para avaliar o caso! Aqui na FonoHUB temos profissionais especializados na área da fonoaudiologia que você precisa! Preencha o CHATBOX ou entre em contato caso tenha alguma dúvida.

 

Aqui estão alguns artigos do nosso BLOG que podem te interessar:

Atendimento Online na fonoaudiologia: será que funciona mesmo?

A fonoaudiologia e a seletividade alimentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *