Faça agora mesmo o seu Pré-agendamento!

Entenda melhor cada área de atendimento da Fonoaudiologia

AUDIOLOGIA

Exames da audição (audiometria tonal, imitanciometria, avaliação do processamento auditivo central), seleção e adaptação de aparelho auditivo, zumbido e reabilitação sonora, avaliação otoneurológica, reabilitação vestibular e equilíbrio.

FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR

Promoção de ações de educação dirigidas ao âmbito escolar e nos diferentes ciclos de vida, que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

LINGUAGEM

Trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, desde a infância até a idade adulta. Orientação familiar, atendimento aos distúrbios de comunicação (expressão e compreensão), como atraso de linguagem, atraso decorrente de síndromes, distúrbios de aprendizagem, entre outros.

VOZ

Prevenção, avaliação e tratamento dos problemas da voz falada e cantada (disfonias) e aperfeiçoamento dos padrões vocais.

FONOAUDIÓLOGO GERAL

Caso você esteja com dúvida sobre qual especialidade do fonoaudiólogo procurar, você pode contatar um fonoaudiólogo geral. Assim, ele poderá realizar a anamnese e iniciar a terapia ou, caso necessário, encaminhá-lo para a área que você precisa! Disponibilizamos essa área apenas aqui no site para facilitar nesses casos em que você, mesmo com uma breve explicação das áreas, ainda permaneça com dúvidas. Esta não é uma área oficial, segundo o Conselho de Fonoaudiologia.

FONOAUDIOLOGIA NEUROFUNCIONAL

Especialista que realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológica de pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

GERONTOLOGIA

Promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

FONOAUDIOLOGIA OCUPACIONAL

Promoção e acompanhamento da saúde auditiva e vocal de indivíduos expostos a riscos em seu ambiente de trabalho.

NEUROPSICOLOGIA

O Fonoaudiólogo possui competência na interface entre a comunicação humana, a cognição e sua relação com o funcionamento cerebral. Nesta especialidade, atua na prevenção, avaliação, tratamento e gerenciamento de distúrbios da comunicação afetados pela cognição e pelo funcionamento cerebral. Portanto, atende indivíduos que apresentam quaisquer necessidades, queixas ou alterações comunicativas associadas a déficits neuropsicológicos decorrentes de quadros neurológicos, psiquiátricos, neuropsiquiátricos e desenvolvimentais.

FLUÊNCIA

Atuação nos transtornos de fluência. Além da gagueira, outros dois transtornos menos conhecidos estão englobados dentro do conceito de fluência: a taquilalia e taquifemia. Estes transtornos estão relacionados a uma fala com tensão, capaz de prejudicar a inteligibilidade da mensagem a quem ouve.

FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

O profissional atua em conjunto com equipe multidisciplinar, na avaliação e reabilitação das funções da deglutição, fala e audição, com ampla participação nos casos clínicos e graves, cada vez mais precocemente. Pode atuar no âmbito hospitalar e/ou home care.

DISFAGIA

É uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Sintoma que indica prejuízo no ato de engolir ocasionado por diversos fatores, como: trauma em região da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer de cabeça e pescoço. O fonoaudiólogo é o profissional apto para lidar com os distúrbios da deglutição e da comunicação, sendo o responsável pelo diagnóstico e intervenção da disfagia, em todas as idades.

FONOAUDIOLOGIA BILÍNGUE

O atendimento bilíngue para surdos tem como base o respeito pela língua de sinais, a cultura e a comunidade surda, portanto compreende o atendimento fonoaudiológico tendo como primeira língua a Libras e como língua adicional, a língua portuguesa oral e/ou escrita. O papel do fonoaudiólogo vai desde a orientação familiar até o atendimento de crianças, adolescentes e adultos, propiciando o desenvolvimento da língua oral e da escrita, tendo sempre como base, a Libras. Sua atuação se estende às alterações de desenvolvimento de Libras, as chamadas atipias em língua de sinais, assim como as alterações pós linguísticas. O fonoaudiólogo bilíngue pode atuar também em demandas em que a língua de sinais pode ser utilizada como alternativa ou paralela à língua oral, como em casos de autismo, síndromes que interferem no desenvolvimento linguístico , motor e oral e outros.

PERÍCIA FONOAUDIOLÓGICA

Especialista que atua como assistente técnico, auditor ou como perito nas esferas judicial, extrajudicial, administrativa e securitária em situações que envolvam aspectos de abrangência da Fonoaudiologia. Realiza laudo pericial dos aspectos da comunicação humana, bem como sobre quaisquer assuntos de competência do fonoaudiólogo.

MOTRICIDADE OROFACIAL

Habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.

Atende as áreas:
– Aleitamento materno,
– Respiração Oral
– Mau Posicionamento de Lábios e Língua
– Ceceio Anterior (“Língua Presa”)
– Ceceio Lateral
– Desvio Fonético e/ou Fonológico
– Fonoaudiologia Estética
– Fissuras Labiais e/ou Palatinas
– Distúrbios da Mastigação
– Deglutição Atípica
– Ronco e Apnéia do Sono
– Recusa Alimentar
– Câncer de Cabeça e Pescoço
– Cirurgias Ortognáticas
– Disfunções da ATM
– Cirurgias Bariátrica

O que estão falando sobre a FonoHUB