Em março de 2020, o Brasil e o mundo foram impactados em diferentes áreas pela pandemia da Covid-19. Naquele momento não havia estudos concretos ou tratamento eficaz contra a doença e rapidamente elevou-se a taxa de mortalidade e a superlotação dos hospitais. Em pouco tempo, instalou-se uma das maiores crises sanitárias dos últimos anos, onde foi necessário aderir à quarentena.
Cirurgias eletivas e alguns tratamentos foram adiados e o trabalho presencial deixou de ser obrigatório e foi neste momento que a tecnologia se tornou ainda mais essencial para a sociedade e organizações, principalmente a telemedicina. De acordo com a revista científica Plos One, somente no Brasil houve um aumento de mais de 800% na utilização do serviço nos primeiros seis dias de pandemia.
Fato é que, na Fonoaudiologia, essa já era uma realidade. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia 427 de 1 de março de 2013, foi regulamentado a Telessaúde desde que os serviços prestados cumprissem com as normas técnicas e respeitassem a infraestrutura necessária para as práticas, além do sigilo de dados dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os teleatendimentos preveem orientações, avaliação clínica e terapêutica e tratamentos por meio de diferentes abordagens. Por meio de uma plataforma especializada, é possível garantir a privacidade e proteção de dados dos usuários e inclusive, contar com o auxílio de outras ferramentas.
Pacientes e profissionais se beneficiam com os serviços de saúde online, possibilitando a otimização de tempo, redução de custos com deslocamentos até os locais de atendimento e maior conforto e praticidade provenientes da tecnologia.
O que esperar de um atendimento fonoaudiológico online:
- Passar por uma entrevista inicial para que o fonoaudiólogo obtenha dados do histórico e queixa do paciente;
- Avaliação clínica para entender a particularidade de seu caso, e possível hipótese diagnóstica;
- Devolutiva a respeito do que foi observado, seguido de orientações e início do tratamento.
O que deve ser considerado ao buscar um fonoaudiólogo que presta atendimento online:
- O registro do profissional deve estar ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia;
- Garantia do sigilo do paciente e proteção de dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 14 de agosto de 2018;
- Atuar dentro da especialidade que você necessita.
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