Você certamente já ouviu em algum lugar a expressão: “Quem não se comunica, se estrumbica”, dita por Abelardo Barbosa, grande ícone da TV brasileira da década de 80, mais conhecido como “Chacrinha”. Apesar de antigo, o jargão segue mais atual do que nunca. Isso porque, estamos em uma época em que a informação chega aos lares e smartphones quase na velocidade da luz e ter uma comunicação eficiente é fundamental em qualquer área da vida.
A boa comunicação é capaz de transmitir informações a um ou mais interlocutores de maneira clara e objetiva, evitando assim, ruídos durante o processo. Aquele que se comunica bem tem portas abertas e chances de alavancar carreiras e negócios em qualquer segmento.
Imagine que você está prestes a apresentar um grande projeto a um potencial cliente para sua empresa, mas no momento da “venda” de ideias e de ressaltar os principais conceitos, não consegue raciocinar de forma clara, gagueja, fala rápido demais ou fala de forma monótona. As chances de o cliente não fechar negócio com você são imensas
Em outra situação, imagine uma apresentadora de telejornal que tenha alterações na fala, respiração ou até mesmo voz. É provável que o telespectador se atente mais ao modo como ela fala do que de fato, à mensagem ou notícia que ela queira transmitir. Em casos como esse, é comum que as pessoas busquem coaching de carreira ou cursos de oratória para que possam melhorar a comunicação e nem cogitem um profissional na área da saúde e acabam “mascarando” os problemas.
A Fonoaudiologia é uma área dedicada à comunicação humana em diferentes formas, sendo elas verbais ou não verbais. Por ser um segmento extremamente amplo, o profissional é capaz de auxiliar o paciente desde a sucção até o aprimoramento da fala e linguagem. Pessoas que apresentam dificuldades em se expressar, “cacoetes” ou hábitos viciosos podem e devem contar com o auxílio de fonoaudiólogos.
Após a formação, o fonoaudiólogo pode trabalhar em clínicas, hospitais, escolas, universidades e até mesmo em emissoras de televisão e rádio. Costumam contar com o apoio dos profissionais:
- Cantores e atores: pessoas que trabalham com a imagem e com a voz buscam exercitar a musculatura facial, treinar a respiração e tons de voz;
- Professores: para ensinar é preciso ter clareza nas ideias, cuidar da voz e comunicar perfeitamente.
- Mestres de cerimônias e apresentadores: técnicas de respiração e de voz podem ser aprendidas com fonoaudiólogos a curto e médio prazo.
- Profissionais da área comercial: ter consciência da mensagem e organização de pensamentos é fundamental no momento das vendas, por isso, profissionais dessa área que identificam alterações costumam buscar fonoaudiólogos e conseguem ganhos significativos.